terça-feira, 12 de abril de 2011

O japonês...


Certa vez um homem dedo olho puxado me mostrou o mundo na visão dele. Existia um lugar vasto em extensão. Plantações, diversão, crianças correndo, velhos fumando...
A população daquele campo aparentava ter uma vida monótona mas feliz. Todas as manhãs os homens se levantavam pra plantar e colher, suas esposas para cuidar da casa e dos filhos. Tudo bem, tudo tranquilo...

Aquele povo não sabia o que estava acontecendo longe dali. Numa tarde, as nuvens começaram a se movimentar mais rápido, o vento ficou cada vez mais forte e uma enorme chama se espalhou durante toda a extensão. Antes que a destruição chegasse até meu corpo, me vi de volta em casa. O homem dos olhos puxados tinha sumido. Fiquei pensando...

Nagazaki e todo o restante do país nunca mais foram os mesmos. A destruição tinha tomado conta de tudo e as pessoas que viviam naquele lugar desapareceram...

Por muito tempo o homem dos olhos puxados ficou sumido e nunca mais tive uma notícia exata do que aconteceu com aquele lugar. Mas recentemente quando estava saindo de casa, percebi que não estava no hall do meu prédio. Estava num lugar totalmente diferente.

Era uma avenida, cercada de prédios, casas, lojas... As pessoas andavam de um lado para o outro, algumas apressadas e outras pareciam estar passeando. Milhares de humanos no mesmo lugar. Parei para observar direito e vi que as pessoas se pareciam com as que tinham sumido na destruição a muito tempo atrás. As roupas eram diferentes, eram da época atual.

Ao piscar os olhos, vi que tinha mudado de local. Estava acima de um prédio grande, observando tudo do alto. A cidade ficava no litoral, o mar visto de cima era infinito, calmo e deserto...

Percebi que o homem dos olhos puxados estava me mostrando que seu país e sua população sabem como se reerguer. Eu vi que tudo era muito moderno. Existiam equipamentos, carros, objetos..., que eu jamais tinha visto.

Ao terminar de pensar nisso, eu estava de frente para a porta do meu apartamento. Sentia que estava bem, estava despreocupado.

Semanas atrás eu na televisão que uma enorme onda destruiu grande parte da cidade onde eu tinha surgido por instantes. Vi o sofrimento de todos, o desespero e a comoção de todos que presenciavam e de todos que mesmo de longe observavam.

Era de fato uma tristeza enorme tudo o que acontecia. Mais perdas, mais destruição... Então me lembrei da primeira vez que estive por lá. Pensei numa coisa que era certa:

"Se naquela época que eles não tinham nada, conseguiram transformar sua região num grande mundo, imagina agora que estão super-desenvolvidos."

Aprendi a ter muita admiração pelo povo japonês. Seu poder de superação, sua garra, sua inteligência, faz de mim uma pessoa inspirada. As vezes inspirada até demais...

Um comentário:

Ana Carine disse...

'ainda que não fosse assim, assim seria'
Todas as coisas são premeditadas, pois Deus é supremo a qualquer acontecimento por nós indescritível.
Creiam ^^