quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Um bom filho a sua casa retorna...

Em toda a minha vida, sempre considerei o esporte um grande aprendizado. Todos os esportes que pratiquei me ensinaram diversos meios de encarar os problemas que a vida nos proporciona. Sem contar também que é um ótimo modo de manter uma boa saúde.

Porém, tem um esporte em especial que me mostrou muito mais. O judô...
Ah o judô... quantas coisas boas aprendi com ele...
Quando eu era quinta série na escola, entrei nessa modalidade, pois sempre tive muita curiosidade em praticar. E tomei gosto pela coisa!
Virei um competidor. Nos primeiros 3 meses, consegui um dos objetivos do judô que seria a mudança da minha faixa.
Como todo iniciante, comecei na branca e em seguida fui para a azul. Em sequência viriam a amarela, laranja, verde, roxa, marrom e por fim a preta.

Com o tempo, as medalhas foram mostrando a experiência que eu estava ganhando com o passar do tempo.
Porém essa não foi a única coisa que aprendi.

Eu não tinha a menor idéia do quanto eu aprenderia com esse esporte. A primeira coisa foi o respeito. Não é só ter respeito com o seu professor por ele ser mais experiente que você, mas sim porque ele te trata como um pai.
O respeito que aprendi não era aplicado apenas no judô, mas em todos os lugares que estiver e com todas as pessoas que conhecer.

O meu segundo ensinamento foi o companherismo. Em muitos esportes você está junto de uma equipe e você doar todo o seu insentivo e apoio é fundamental. Nem todos percebem que ao cair podem se levar, por isso você pode estar ao seu lado para ajudar a se erguer.

Outro ensinamento que aprendi foi a defesa. Uma arte macial nunca foi feita para agredir as pessoas e sim para se proteger das que tentam te agredir. Mas infelizmente nem todos ouvem essa parte e como podem ver ou ja ter visto, existem casos de lutadores que roubam e praticam outras coisas ruins.

Mas eu acredito muito que o maio de todos os aprendizados é saber passar por seus bloqueios. Na vida existem vários desafios, vários obstáculos, várias barreiras... Mas com persistência e muita vontade você consegue derrubá-los. Um grande lutador não é aquele que vence todos as suas lutas, mas sim aquele que vence todos os seus obstáculos.

Mas infelizmente depois de 5 anos treinando, fui forçado a parar na faixa laranja. Uma decisão difícil mas fui obrigado por conta de fortes dores nos punhos e nos joelhos. Desse tempo pra ca eu fiz diversos esportes e tentei me adaptar a eles. Alguns eu me dei bem mas logo enjoava.

Assim que terminei a universidade, percebi que teria todo o tempo livre que precisava então a primeira coisa que fiz foi ir até o meu antigo Sensei (professor) para conversar com ele. Fui até sua academia mas dei o azar de não encontrá-lo, mas tive a sorte de logo em seguida conseguir o telefone dele.

Conversei por um certo tempo e agendei um certo retorno. Minha vontade de voltar era tanta que decidi ir no mesmo dia.
Peguei o meu kimono, a minha faixa laranja e fui ao dojô. Ao chegar la voltei a sentir o peso do kimono e confesso que uma enorme satisfação entrou pela minha cabeça.

Conversei com o meu Sensei mais uma vez que me recebeu com enorme satisfação. Agora estou de volta aos tatames e pretendo seguir ate o fim...

Nenhum comentário: